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Psicologia das cores: o que é?

psicologia das cores

Você já ouviu falar sobre a psicologia das cores? Quando você pensa na cor vermelha, que sensações e sentimentos vêm na sua cabeça? Amor, paixão, raiva, romance? E se você tivesse que escolher algumas marcas que representassem a cor vermelha, será que você falaria Coca-Cola e McDonalds? Esse é o poder que as cores têm em nosso cérebro: despertar emoções e fazer ligações diretamente com as nossas experiências. Mas você sabe exatamente como isso funciona? Continue lendo o nosso artigo para entender o que é a psicologia das cores e como ela pode ser aplicada nos seus negócios.

Entenda o que é a psicologia das cores

A psicologia das cores é um estudo que busca entender a maneira com que o nosso cérebro se comporta diante das informações que são captadas visualmente. Ou seja, é a forma com que o cérebro transforma as cores em sensações. Embora esse estudo não seja muito exato, existem diversas pesquisas, teorias e até mesmo discordâncias de profissionais. Porém, uma coisa é certa: as cores influenciam diretamente em nossas sensações, emoções e decisões. Elas estão extremamente presentes em nosso cotidiano, como você deve perceber, e por isso, acabam sendo ferramentas importantes de design, marketing e arte.

A importância das cores para o mercado

De acordo com Satyendra Singh, especialista da Universidade de Winnipeg, no Canadá, a cor acaba influenciando na decisão de compra das pessoas. Quando um cliente tem acesso ao produto de uma marca, é feito um julgamento inicial após cerca de 90 segundos de contato. Então, a cor acaba sendo o elemento principal desse julgamento.

Outra pesquisa, realizada por Neil Patel, do Quick Sprout, constatou que a cor representa 85% da razão pela qual uma pessoa compra um produto específico. Além disso, 93% dos consumidores acreditam que a aparência visual é o fator que mais contribui para a decisão final de uma compra.

Relacionando a psicologia das cores com o seu negócio

Mas como você pode utilizar a psicologia das cores a favor do seu negócio? A resposta é simples: em tudo. Mas na prática, essa tarefa é bastante complexa. Isso porque estamos lidando com decisões que irão impactar diretamente no consumo do seu produto final. Para começar, o que a identidade visual da sua empresa diz sobre ela? O que o seu logotipo comunica? A psicologia das cores já começa desde o branding, pois é na apresentação da empresa que o seu público cria uma primeira impressão dela. Para criar uma embalagem, por exemplo, é preciso estudar as cores que fazem mais sentido para denotar o produto. Em uma coleção de roupas, as cores também precisam provocar sensações específicas às pessoas.

Um ótimo exercício é entender o que cada cor representa e compreender o que a sua marca quer passar para o mundo. Dessa forma, você vai saber como aplicar a psicologia das cores em cada detalhe do seu negócio.

Veja quais são os significados de cada cor

Confira, agora, o que cada cor representa:

  • Vermelho: é a cor do amor. Atrai muito a atenção e está relacionada a emoções fortes, como paixão, desejo e raiva.
  • Rosa: romance, amor, companheirismo, empatia, leveza, inocência.
  • Amarelo: remete ao conhecimento, sabedoria, criatividade e imaginação. Como é uma cor energética, traz sensações de esperança, otimismo e energia.
  • Laranja: calor, autoconfiança, vibração, humor, energia, vivacidade.
  • Roxo: traz um misticismo maior, pois representa a criatividade, espiritualidade, iluminação e transformação. Também pode ser relacionada à realeza, nobreza e erotismo.
  • Azul: tons mais azulados geralmente remetem a paz, tranquilidade e confiança. Traz relaxamento, fé, calma, harmonia e tecnologia. Mas também é uma cor mais fria e que pode representar tristeza.
  • Verde: essa cor é bastante ligada a natureza, exala segurança, equilíbrio, perseverança, orgulho, saúde, sorte e juventude. Por outro lado, é uma cor que pode conotar às sensações de inveja, ciúme e destruição.
  • Branco: limpeza, pureza, paz, inocência, simplicidade, justiça, igualdade
  • Marrom: extremamente relacionada à terra, ressalta o materialismo, ar livre, casa, conforto, estabilidade, resistência e simplicidade.
  • Prata: riqueza, elegância, suavidade, maciez, tecnologia
  • Preto: esse tom traz mais formalidade, drama, sofisticação, poder, elegância e sexualidade. Mas também pode remeter ao luto, remorso e infelicidade.
  • Ouro: glamour, preciosidade, riqueza, prosperidade, calor, grandeza

Este foi o nosso artigo sobre a psicologia das cores e como você pode aplicá-la em seu negócio. Você sente que entende mais sobre esse estudo? Agora queremos te convidar para conhecer o nosso site. A Cores & Tons permite que você personalize estampas de acordo com as suas necessidades – então é uma ótima opção para você aplicar a psicologia das cores para conquistar os seus clientes. Clique aqui e confira. Até a próxima!

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