Blog

  • 26/05/2021
    Moda consciente: somos associados à ABVTEX

    A moda consciente sempre foi um compromisso que a Cores&Tons tem dentro da cadeia produtiva, e foi por isso que já faz alguns anos que nos tornamos associados à ABVTEX, a Associação Brasileira do Varejo Têxtil que busca promover mais sustentabilidade e ética dentro do segmento varejista. Portanto, neste artigo, queremos te contar um pouco mais sobre como funciona o Programa ABVTEX, que estamos participando, e os impactos dele dentro do nosso setor. Confira:

    O que é a ABVTEX?

    ABVTEX significa Associação Brasileira do Varejo Têxtil. Fundada em 1999, é a entidade que congrega as mais representativas redes nacionais e internacionais de varejo de moda, que comercializam itens de vestuário, calçados, bolsas, acessórios, além de artigos têxteis para o lar. Essa organização possui iniciativas em prol do compliance, do fornecimento responsável e uso do trabalho digno. Seus pilares de atuação são o combate à informalidade e o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva que abastece o varejo da moda.

    O seu propósito é “promover a moda sustentável, tornando-a mais acessível a partir do desenvolvimento de uma cadeia produtiva ética, responsável, inovadora, competitiva e transparente”. Portanto, a ABVTEX acaba sendo uma ponte entre as empresas e a indústria, o comércio, as autoridades governamentais, ONGs e associações, imprensa, e sociedade em geral.

    Programa ABVTEX

    O Programa ABVTEX representa o esforço do varejo para a implantação das melhores práticas de compliance entre seus fornecedores e subcontratados. A maior luta que o programa tem, nos dias de hoje, é em combater o trabalho análogo ao escravo e infantil na cadeia de valor.

    O Programa ABVTEX vem criando um legado muito importante, não só para o setor varejista, como para toda a sociedade brasileira. Essa organização conquistou a união das empresas desse segmento, que atuam em um mercado altamente competitivo. Elas estão ligadas a uma causa comum: o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor e a aplicação das regras de compliance junto à cadeia de fornecimento.

    Conquistas do Programa

    Além de conseguir unir as empresas varejistas, como mencionamos, o Programa ABVTEX já realizou mais de 36 mil auditorias em confecções e seus subcontratados. Até o momento, foram aprovadas cerca de 3.474 empresas, em 610 municípios e 18 estados e 336.162 empregos diretos. Recentemente, o programa recebeu o Selo de Direitos Humanos e Diversidade 2019-2020, que foi concedido pela Prefeitura de São Paulo. Em 2018, conquistou o 1º lugar no Prêmio Direitos Humanos, conferido pelo Governo Federal por meio do Ministério dos Direitos Humanos (MDH).

    Cores&Tons dentro do programa

    Somos uma estamparia e tinturaria têxtil, fundada em 1994 e inserida em um dos mais importantes polos têxteis do Brasil, o Vale do Itajaí. Nossos principais pilares se sustentam em oferecer qualidade e inovação nas soluções em tinturaria e estamparia rotativa.

    Sempre em sintonia com nossos primeiros objetivos, que vieram lá da criação da nossa empresa, possuímos certificações muito relevantes, como a da ABVTEX, que atesta a responsabilidade social e respeito à legislação. As auditorias realizadas por inúmeros clientes, associações e importantes redes de varejo, comprovam constantemente o total envolvimento e comprometimento com os clientes e com o produto final.

    Quer saber mais sobre a Cores&Tons e também como funciona o nosso serviço? Clique aqui e visite o nosso site. Até a próxima!

  • Categorias