Blog

  • 18/06/2018
    A Evolução Tecnológica na Estamparia

    Na última década surgiram diversas inovações possíveis de serem aplicadas nas estampas rotativas. Principalmente nos últimos anos, o ritmo de evolução se intensificou muito, e aquilo que eram apenas pesquisas, começou de forma muito rápida a ficar disponível ao mercado. A evolução tecnológica na estamparia aconteceu de forma constante nos últimos tempos.

    Separamos algumas dessas inovações que já são realidade no mercado atual.

    Confira:

    Métodos de Gravação

    evolução tecnológica na estamparia

    Métodos mais avançados de gravação, cilindros com “pixels” menores e de diferentes formatos, que quando utilizados com tintas de alta performance, máquinas de última geração e técnicas atualizadas de produção, proporcionam definições incríveis de desenhos, mais vivacidade nas cores, depositam menos tinta sobre o tecido, melhorando assim o toque e aparência das estampas

    A Nanotecnologia influenciando a evolução tecnológica na estamparia

    O rápido desenvolvimento da nanotecnologia proporciona às estampas e tecidos diversas possibilidades, dentre elas, a possibilidade de adição de cheiro, proteção contra raios UV, repelentes, troca de temperatura, podendo resfriar ou aquecer, evitar o surgimento de fungos e bactérias, regulação dos níveis de glicose do corpo já podem ser feitas pelos tecidos.  As estampas deixaram de ter apenas um apelo estético, e passaram a ter funções mais importantes na vida de quem as veste ou usa diariamente.

    A Estamparia Digital

    evolução tecnológica na estamparia

    Apesar de apresentada ao público ainda em 1990, o real surgimento da estamparia digital aplicável ao mercado foi alguns anos depois, e este também foi um impulsionador da transformação da estamparia rotativa. A partir do momento que se colocou como uma ameaça ao setor, as evoluções se tornaram muito mais rápidas, e já existem hoje estampas com efeitos que tornam bastante difícil diferenciar uma estampa rotativa da digital.

    A Estamparia Rotativa

    evolução tecnológica na estamparia

    A estamparia rotativa é um segmento têxtil que está em constante movimento, diariamente se reinventando através de técnicas inovadoras, produtos químicos inteligentes, novas tecnologias de gravação de cilindros, e modernização nos métodos de produção. Dessa maneira continua sendo a técnica predominante na produção têxtil de estampados, e ainda tem um longo futuro dentro da cadeia têxtil por sua capacidade de melhorar e se transformar.

    A Indústria têxtil e a atualização do parque fabril

    evolução tecnológica na estamparia

    O beneficiamento têxtil, assim como vários segmentos de toda a indústria, exige constante modernização dos equipamentos. As evoluções são infinitas, e se a empresa deseja manter-se competitiva, atualizada e com capacidade de atender as demandas do mercado, é necessário estar constantemente pesquisando e investindo em inovação.

    Os equipamentos do segmento são na sua grande maioria de alto valor, o que exige das empresas um plano de investimentos bem estruturado. O ideal é que parte deste investimento seja destinado a ampliação da capacidade produtiva, se necessário, e outra parte voltada a atualização ou troca dos equipamentos, esta última que deve vir da depreciação do equipamento que normalmente está calculada nos custos.

    Apesar de grande parte dos equipamentos não terem uma vida útil determinada pelo fabricante, estima-se que a partir dos 10 anos de uso um equipamento passa a ter um custo de manutenção muito além do que se pode prever nos custos, e deste ponto em diante, o peso da manutenção no custo do produto começa a se elevar de forma insustentável, afetando as margens de lucro das indústrias, ou aumentando o preço dos produtos.

    Dependendo do tipo de máquina ou serviço a necessidade de troca de equipamentos, pode ser ainda mais curta, pois as evoluções são mais substantivas e rápidas, e afetam mais diretamente a qualidade do produto final, como por exemplo na estamparia rotativa, digital e máquinas de tingimento.

    É importante citar ainda a melhoria da eficiência, consumo de água e produtividade, que os novos equipamentos proporcionam, o que daria tranquilamente assunto para mais um post. Ainda dentro do custo é muito importante ter previsto um valor generoso para manutenção que deve ser constante, de forma que a qualidade do produto seja idêntica mesmo após anos de utilização dos equipamentos.

    A evolução tecnológica na estamparia é algo que vem acontecendo há um bom tempo e tende a continuar evoluindo ao longo dos próximos anos. É importante que as empresas do segmento se atentem a essas inovações.

     

    Quer ficar por dentro de toda a evolução tecnológica na estamparia? Então não deixe de nos acompanhar o blog e siga a gente nas redes sociais.

     

  • Categorias