Blog

  • 20/03/2019
    Colorimetria: Saiba qual cor combina mais com você!

    Muitas vezes compramos roupas que achamos incríveis, mas que acabam por não parecer tão bonitas quando as provamos. Isso pode estar relacionado com a cor da roupa e do nosso tom de pele. Para saber qual cor combina com você, é preciso entender a colorimetria.

    O que é a colorimetria?

    Nada mais é do que o estudo das cores primárias, ou seja, do amarelo, do azul e do vermelho. Não é difícil de entender a importância de estudar essas cores para saber como definir quais são os tons que mais combinam conosco.

    As cores são divididas em primárias, secundárias, terciárias e neutras. Quando a estudamos, aprendemos sobre as cores responsáveis pela formação de todas as outras, chamadas de cores primárias. Dessa forma, saberemos mensurar itens como a temperatura, o grau de matiz, tom, saturação e luminosidade.

    Como aplicar a colorimetria?

    Os estudos em colorimetria têm sido cada vez mais importantes para aqueles que trabalham em áreas que envolvam as cores, como artistas, maquiadores e empresas de estamparia rotativa.

    Imagine que você trabalhe, por exemplo, em uma empresa de estamparia. Você domina a técnica e tem as cores necessárias para criar as estampas, mas não sabe como combiná-las de modo eficiente.

    Cada estampa é como uma tela diferente esperando para ser criada, e o resultado dependerá dos conhecimentos daquele que as cria.

    O profissional que trabalha com cores deve analisar e selecionar as cores adequadas para a criação de seu produto, seja ele uma estampa, um quadro ou a maquiagem.

    Entendendo o tom da sua pele

    Qual tom deve ser utilizado em cada tipo de pele? Qual a melhor maneira de evitar que uma roupa nos deixe apagada ou que uma estampa pareça estranha para o nosso tom de pele? Essa são algumas das perguntas que podem ser respondidas ao se estudar o que é colorimetria .

    Para saber o tom de sua pele, é necessário encontrar a temperatura da mesma. Existem três temperaturas de pele diferentes, sendo elas a quente, a fria e a neutra. Para descobrir a temperatura da sua pele, pode-se, por exemplo, verificar a cor das veias do antebraço.

    Se as veias forem mais azuladas ou arroxeadas, sua pele é fria. Se forem esverdeadas ou amareladas, a temperatura da sua pele é quente. Se você não conseguir identificar a cor das veias, sua temperatura de pele é neutra.

    Outra alternativa é colocar um tecido dourado e um prateado próximo ao rosto. Se você achar que sua pele combina mais com o dourado, sua temperatura é quente. Se, no entanto, preferir o prateado, a temperatura de sua pele é fria.

    Quais cores combinam com a pele quente?

    Se a temperatura da sua pele é quente, você deve apostar em tons considerados quentes tanto para a roupa quanto para a maquiagem. Invista em estampas com tons de vermelho, amarelo e laranja e veja como essas cores destacarão sua beleza.

    Quais cores combinam com a pele fria?

    Já aquelas que têm a pele fria devem investir em tons azuis, rosas e roxos, que combinarão mais com o fundo frio da pele.

    Roupas cujas estampas tenham essas cores como predominantes acentuarão ainda mais seus encantos naturais.

    Quais cores combinam com a pele neutra?

    Mulheres com pele neutra podem investir em qualquer tom de cor, já que basicamente todas combinarão com sua pele. Use e abuse de estampas em todas as cores.

    Agora que você já sabe um pouco mais sobre colorimetria e como ela pode ser utilizada na criação de estampas, desenvolvimento de produtos de maquiagem e outras áreas que envolvam o uso de cores, verifique também nosso material informativo sobre estamparia rotativa.

     

  • Categorias